sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mexa-se: É possível exercitar-se vendo TV sim

 Exercícios sem sair de casa é possível? Sim, é possível.


De um tempo pra cá andei observando que não precisamos estar na academia ou fazendo corrida na rua para estarmos nos exercitando. Em casa mesmo poderemos fazer isso e mantermos a forma.

Outro dia, fuxicando o Youtube, encontrei uns vídeos de ginástica, ioga, lambada, salsa... Todos os ritmos para todos os gostos. Dei um salvar e copiei alguns para o meu pendrive, para eu espetá-lo em meu DVD, e assistir a TV exercitando-me. Mas quem disse que isso é possível? E o ânimo?

Eu comecei a pesquisar exercícios que poderemos fazer em pouco tempo, mas que fossem em várias vezes ao dia, e um dia vendo Bem Estar, na Globo, o Dr. Dráuzio Varela falou que, a cada 3 andares de escadas que subimos, equivalem a 10 minutos de caminhada. Que maravilha!!! Subo e desço 4 andares, 4 vezes ao dia, todos os dias, beleza. MAS eu não contava com um detalhe: eu tenho uma bebê de 1 ano e 11 meses que está sempre comigo, e o meu pique da subida não é o mesmo do que o dela. Resumindo: além de cansá-la, a subida devagar me desanima.

Vendo TV num outro dia, comecei a andar acelerado pela casa, pra lá e pra cá, que nem uma barata tonta, mas deu uns 10 minutos e eu já estava desanimada com a situação, eu estava o tempo todo dando voltas e mais voltas que me deixaram tonta.
Sabe, com criança pequena, sem babá e sem a mesma na escola, fica complicado fazer academia, então vou buscando soluções.

Após desistir desses artifícios caseiros, ontem eu peguei uma revista Ana Maria (da Ed. Abril) e comecei a folhear. No meio tinha uma matéria: “Emagreça enquanto assiste TV – perca até 4 kg em um mês”, aí comecei a ler, achei interessante, adoro ler tudo o que está escrito em qualquer lugar, então pensei: “vamos ver se algo serve de verdade”. Daí veio a surpresa: ideias maravilhosas e fáceis de fazer, e melhor, para serem feitas nos intervalos das novelas. Sim, não precisamos parar de ver nada ou fazer nada, é só nos períodos de 3 minutos dos intervalos (que tem em média 3 minutos cada um), mantermos um ritmo acelerado a cada intervalo. Vejam o que achei:

Comparações entre os exercícios:
Tipo
Tempo
Calorias
Perda total/15 min.
Marcha no mesmo lugar
15 minutos
7 calorias/minuto
105 calorias
Caminhada
15 minutos
8 calorias/minuto
120 calorias
Dança
15 minutos
6 calorias/minuto
90 calorias
Pular corda
           15 minutos
15calorias/minuto
225 calorias

* 15 Minutos é o tempo, em média, que levam todos os intervalos que passam entre as novelas.
* Para a caminhada fazer efeito, você deve fazer cerca de 100 passos por minuto.
* Uma hora de caminhada na esteira, com a velocidade em torno de 6,5 km por hora, você gastará em torno de 400 calorias por hora.
* Não se esqueça: tênis apropriado para caminhada, roupas leves e muita água para hidrata-se ajudam a evitar problemas futuros de saúde.

E aí, o que você achou?

Bjinhos.

Ana Paula Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário