sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Holandesa vence Miss Penitenciária Plus Size em presídio do Ceará



A Miss Penitenciária Plus Size Shira Hienkens 

Na última terça-feira, dia 27, aconteceu no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o concurso Miss Penitenciária e Miss Penitenciária Plus Size 2013 do Ceará. Vinte candidatas concorreram aos títulos: 11 ao de Miss Penitenciária e nove ao de Miss Penitenciária Plus Size. Os familiares das candidatas também foram convidados. As duas vencedoras cumprem pena por tráfico de drogas.

 A Miss Penitenciária Plus Size Shira Hienkens e a produtora do evento Jaqueline Queiroz

Na categoria Plus Size, a campeã foi a holandesa Shira Hienkens, de 23 anos. Alexandra Araújo de Sousa, 32 anos, de Fortaleza, e Ivoneide Amaro Nascimento, 28 anos, de Boa Viagem, ficaram, respectivamente, com a segunda e terceira colocação. As vencedoras ganharam presentes ofertados pelos parceiros da unidade (kits de beleza, vestido, ventilador, livros e buquê de flores).

 As outras participantes


A organizadora do concurso é a produtora de eventos Jaqueline Queiroz, que coordena o projeto MODA E INCLUSÃO SOCIAL, que é aprovado pela lei da Cultura e Incentivo e tem parceria com o GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ.

Jaqueline também organiza o PLUS SIZE FASHION FORTALEZA, evento de moda onde são escolhidas pelos lojistas as modelos, e com o movimento PLUS SIZE , ou seja aquela modelo que não serve pra desfilar ou fazer catálogos. 


"Temos encontros, faço festas e todas participam. Esse projeto foi feito para as plus size que não podiam pagar o curso de passarela , maquiagem, ou seja, um curso de modelo que não é acessível para qualquer uma. Ele deu tão certo que o secretário de Justiça , junto com o secretário de Cultura me convidaram para fazer o Miss Penitenciária Plus Size , ou seja , levamos os mesmos cursos para dentro do presídio, que foram feitos por magrinhas e pelas as plus.” conta Jaqueline.


Antes de desfilar as modelos fizeram um curso de Modelo e Manequim, que durou 2 meses, com direito a certificado.


 A modelo plus size Jamila Dias

A modelo plus size Jamila Dias esteve presente e ajudou na organização do evento.

“Eu estive no evento de minha amiga e produtora Jaqueline Queiroz, de parceria com o GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Se vocês forem procurar há muitos anos existem Miss Penitenciária, porém sempre quem concorriam eram as magrinhas, ou seja, as gordinhas nunca tinham vez. A ideia surgiu à partir de um curso que foi ministrado dentro da penitenciária sobre auto estima. Só quem convive com "esse tipo de pessoa" é que sabe o que se passa. Existem vários tipos de detentas, mas existem também aquelas meninas que, por necessidade financeira resolveram cair pro lado errado. Elas estão lá dentro para repensarem no que fizeram de errado. Se ninguém olhar com bons olhos para essas mulheres elas irão se misturar com as outras que não prestam e acabarão saindo piores do que entraram. Retornarão à sociedade para cometer delitos piores do que aqueles que às colocaram ali. A terceira colocada veio até nós e nos entregou o buquê de rosas que recebeu em forma de agradecimento pelo que lhes fizemos”, conta Jamila.

 

A modelo conta emocionada sobre um fato ocorrido no evento:

 “A premiação foi uma cesta contendo absorventes, sabonetes, desodorante em creme. E foi bacana ouvir a segunda colocada dizer: "Poxa, esse mês vai sobrar mais dinheiro pra minha mãe comprar comida, pois ela nem vai precisar comprar esses produtos pra mim". Juro pra vocês que saí de lá de alma lavada”.


 A Miss Penitenciária Terceiro Lugar Ivoneide Amaro Nascimento com Jaqueline Queiroz

O sol nasce pra todos , todas podem ser modelos sim , basta querer e se profissionalizar , umas tem sorte e outras não como no mundo das magras. Agora eu pergunto , porque pode existir miss penitenciaria magra,que já existe há anos e não pode haver o plus? ”, diz Jaqueline Queiroz.

Bonito trabalho! Parabéns Jaqueline e ao Governo do Ceará pelo trabalho.
Uma injeção de auto estima para qualquer mulher. A Miss é uma mulher linda! 

Fotos: arquivo pessoal

Bjinhos.

Ana Paula Holanda

2 comentários:

  1. Excelente matéria. Fico super feliz em ver o resultado desse evento. Hoje em dia essas mulheres sabem que existe uma realidade diferente. Que é possível ser alguém do bem e levar uma vida maravilhosa pelo caminho certo! Um prazer lhe conhecer, Ana Paula! Atenciosamente, Jamila Dias Chauvin

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!
    Esse trabalho é lindo. A vencedora do prêmio é mais linda ainda. Não tinha como eu não falar desse lindo projeto feito pela Jaqueline Queiroz em parceria com o Governo do Ceará.
    É incentivo à auto estima dessas mulheres e de muitas outras.
    Parabéns mais uma vez à todos os organizadores.
    Obrigada Jamila pelo seu comentário e carinho.

    Bjinhos.

    ResponderExcluir

Vitrine PSNM