sábado, 30 de julho de 2016

BEM ESTAR: Adoçante pode fazer as pessoas comerem mais


Olá Divas!
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Há 6 anos atrás fui obrigada a tomar adoçante por causa de um diabetes gestacional (graças a Deus já curado), que me levou a fazer uma dieta dietética. Acontece que passei 6 meses tomando adoçante direto e passei a sentir um gosto amargo e muita sede, que com o tempo esse amargo virou uma "fome" por doces. Meu adoçante acabou e 2 dias depois os sintomas também, aí notei que o que me fazia sentir essas coisas era o adoçante.
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Logo vi na TV (não lembro o programa) que o adoçante realmente faz as pessoas sentirem vontade de aumentar o seu consumo por conta de quererem mais doce. Mais um ponto pro que eu pensava. 
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Hoje em dia ando procurando informações sobre esse "mocinho vilão" e realmente minhas dúvidas não são tão suposições assim.
Estudos mostram que o adoçante pode sim mexer com o paladar e com isso a pessoa sente mais vontade de comer doces ou aumentar o consumo do mesmo, e pode até engordar.
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Olhando aqui na internet achei várias coisas falando sobre adoçantes e seus substitutos e quero aqui compartilhar com vocês.
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Por conter menos calorias do que o açúcar comum, as pessoas acabam utilizando adoçantes para poupar na conta calórica no final do dia. Mas o adoçante sempre foi alvo de pesquisas sobre sua eficácia e segurança de uso em comparação com os açúcares.  
A pesquisa mais recente foi pela Universidade de Charles Perkins Centro de Sydney e divulgada pelo siteABC, onde foram observados dois grupos de moscas durante cinco dias: um grupo recebeu alimentos saudáveis, sem adoçantes e o outro alimentos com adoçantes. Notou-se que o grupo de moscas que consumiram adoçantes ingeriram um terço a mais de calorias e um terço a mais de alimentos.
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Sim amigas, a coisa é séria e temos que observar. Nem todas sabem mas quanto menos adoçarmos nossos alimentos, menos sentiremos vontade de comer coisas adocicadas. O uso de adoçantes em excesso não é indicado e pode ser prejudicial a saúde.
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Uma grande observação a ser feita: os produtos diet e light contém adoçantes, então vamos maneirar neles também. 
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Uma coisa já foi confirmado que ele não causa câncer, mas recentemente comprovaram em estudo que ele pode causar um "estado de emergência" que "manda" o cérebro consumi-lo mais.
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Podemos usar outros tipos de açúcares e acostumar nossos paladares a consumir cada vez menos produtos adoçados, eu por exemplo uso o açúcar demerara e adoro. Cada dia mais adoço meu suco e café com menos açúcar. Eu diminuiu o "meu doce adoçado" faz tempo, a cada dia consumindo menos açúcar. Não ficarei sem adoçar, afinal a vida é doce, né? rs. Nunca fui muito fã de doces, mas depois desse susto do adoçante, confesso que de lá pra cá consumo cada vez menos açúcar.
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Mostrarei aqui os outros tipos de açúcares para vocês escolherem suas opções:
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Açúcar mascavo: rico em vitaminas, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro e potássio, que são nutrientes perdidos durante o processo de refino do açúcar branco refinado. Mesmo sendo mais saudável que a versão branca, o açúcar mascavo pede moderação e também é calórico.
Açúcar demerara: parece o açúcar cristal, mas com o cheiro do mascavo, ele é uma variação do mascavo, mas com um sabor mais leve, ele não contém aditivos químicos e com isso mantém os teores minerais da cana-de-açúcar.
Açúcar de coco: esse não contém adição de produtos químicos ou passa por processo de refinamento. Contém baixo índice glicêmico, tem maior capacidade adoçante do que os outros.
Mel: é natural e rico em ferro, zinco, vitaminas C e do complexo B, possui propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, porém é calórico, devendo ser consumido com moderação, não ultrapassando 25g ao dia, porção que contém por volta de 78 calorias.
Stevia: o stevia é um adoçante natural, pois é extraído de uma folha, que tem poder de adoçar até 15 vezes mais do que o açúcar comum e adoça com menos quantidade do que os outros.
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Amigas, fiquem de olho! Mesmo que seja saudável e indicado, temos que ver se nossos corpos realmente receberão bem cada coisa. Procurem diminuir os açúcares e adoçantes dos alimentos e assim teremos um paladar menos "viciado" em comidas adocicadas e assim saberemos que estamos saudáveis e sem riscos. 
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Gostaram das dicas? Vocês querem mais notícias como essa aqui? Mandem suas sugestões?
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Obrigada pela atenção! Breve trarei mais notícias de SAÚDE pra vocês.
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Bjinhos e até a próxima ;)

Ana Paula Holanda

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